Mesa digitalizadora – É útil para a criação de projetos de Identidade Visual?

A mesa digitalizadora é um acessório bem útil, principalmente para quem trabalha com ilustração, design gráfico, fotografia e artes digitais no geral.


Basicamente é uma prancheta com uma caneta específica e quando ela está conectada no computador é possível utilizá-la como mouse. Mas ela fica ainda mais interessante para quem gosta de artes digitais, pois ao abrir o programa de vetorização por exemplo é possível criar desenhos, e formas com uma maior liberdade do que com um mouse por exemplo, pois ela trás essa sensação livre igual a que temos com um papel e caneta.

Existem diversos modelos de mesa digitalizadora, da mais básica a mais avançada que tem até mesmo uma tela na área da prancheta.


O modelo da minha mesa digitalizadora é um dos mais simples: One By Wacom CTL472 e no momento ela me atende super bem. Comprei-a quando eu estava estudando muito sobre lettering e queria ir além do papel e começar a praticar lettering digital, ela é ótima, me ajudou bastante e quando comecei a trabalhar com a criação de projetos de Identidade Visual percebi que ela seria a minha grande aliada.





A minha ideia era ter um ipad, mas acabei descobrindo essa alternativa que tem um ótimo custo benefício e só tenho elogios pra ela.


É claro que no início demora um pouquinho para acostumar, pois precisamos desenhar na mesa e ficar de olho na tela do computador, mas isso é um pouco estranho só no início, depois que a gente pega o jeito é muito legal!


Já usei a mesa para criar alguns projetos, claro que a utilização dela depender da proposta de cada projeto, mas sempre quando a criação envolve formas mais orgânicas, mais livres e leves prefiro dar preferência para o uso da mesa digitalizadora. Ela me permite uma liberdade e agilidade muito maior que o mouse nesses casos.


Além dessa liberdade de ter a sensação de estar desenhando livremente como no papel eu também gosto da possibilidade de configurar os níveis de pressão, então é possível controlar a espessura dos traços, quando pressiono mais a caneta o traço fica mais grosso e quando deixo a caneta mais leve o traço fica mais fino e suave. Esse definitivamente é o meu ponto favorito para a criação de projetos e desenhos no geral.


Imagem meramente ilustrativa pra mostrar os níveis de pressão aplicados.


Nesse vídeo aqui eu mostro mais detalhes sobre a mesa digitalizadora e também mostro alguns projetos que já desenvolvi utilizando ela. Vem conferir!





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo