top of page

Comunicação com o cliente, por e-mail ou whats? Qual é o melhor?

Manter uma boa comunicação com o cliente é fundamental e pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de um projeto de Identidade Visual.


Cada canal de comunicação tem suas características e precisamos aproveitar o melhor delas para facilitar a nossa comunicação com o cliente.


Whatsapp, Telegram ou outro meio de mensagens instantâneas, são ótimos para trocas de mensagens rápidas sem muita reflexão sobre o assunto. Eu super indico para conversar sobre dúvidas gerais sobre orçamento, até mesmo dúvidas pontuais sobre alguma questão do briefing, mas nunca uma boa opção para envio de documentos importantes como apresentação de projeto, preenchimento do briefing e contrato de prestação de serviços.


Documentos que necessitam de uma análise minuciosa, que requerem uma reflexão sobre o assunto, principalmente a apresentação de um projeto de Identidade visual, eu não indico que seja enviado pelo whatsapp ou qualquer outro meio de mensagens instantâneas. E o motivo é simples, as pessoas tendem a responder as mensagens imediatamente, sem pensar sobre o assunto e isso pode prejudicar a análise de uma apresentação e até mesmo a leitura de um contrato. Um projeto precisa ser avaliado com calma e não as pressas.


Sinto que esses documentos importantes merecem uma atenção maior e não um mero envio pelo whatsapp. Por isso sempre indico que sejam enviados por e-mail, pois o e-mail já carrega um profissionalismo muito maior, é formal e sem contar que quando a pessoa vai responder a um e-mail ela precisa parar, pensar, avaliar toda a situação e elaborar a resposta. Enquanto que numa conversa de whatsapp a pessoa mal pensou sobre o assunto e já sai colocando a resposta, além do que as mensagens são picotadas e podem prejudicar muito a reflexão sobre a apresentação do projeto enviado.


Cada canal de comunicação tem suas particularidades, uns são ótimos para facilitar o atendimento, manter um contato mais humanizado, porém a formalidade é importante, demonstra responsabilidade sobre o que está sendo escrito e principalmente demonstra profissionalismo e seriedade da parte do profissional.


Além desses canais também temos outras formas de comunicações com os clientes. Mas o mais importante de tudo isso é poder sentir o cliente e identificar em quais desses canais ele se sente mais à vontade para que o atendimento possa ser conduzido. Existem clientes que preferem todo contato via ligação, reunião e até mesmo e-mail, pois acham o whatsapp informal demais. Isso é uma coisa que a gente precisa entender diretamente com o cliente, mas claro manter as regras e organização da nossa empresa em primeiro lugar.


Separei um vídeo onde contei mais detalhes sobre cada canal e como eles podem te ajudar no atendimento ao seu cliente. Vem conferir!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page