Logotipo é a mesma coisa que Identidade Visual?

Atualizado: 23 de mar.

Esse é um assunto que sempre gera dúvida, por isso decidi trazer aqui uma explicação para ajudar no entendimento.





O que é Logotipo?


Bom, o logotipo é a representação gráfica de uma marca, seja um símbolo, uma tipografia ou uma junção dos dois. Os tipos de logotipos podem variar, a Netflix, por exemplo, usa apenas tipografia, já a Nike utiliza apenas o símbolo, e tem também os logotipos que são uma combinação de símbolo e tipografia, como por exemplo o logotipo da Amazon, Adidas, e Burger King. Esse estilo de combinação de símbolo + tipografia é um dos mais comuns e mais usados.


Para entender melhor o que é o logotipo vamos pensar nele como sendo a “cara” da marca, quase como aquele ditado a primeira impressão é a que fica!


O logotipo mostra de forma geral a cara da empresa, é por ele que o público consegue perceber se a empresa é mais requintada, clássica ou se é mais despojada, jovem, infantil e assim por diante...quando bem trabalhado estrategicamente o logotipo representa muito sobre a marca, porém ele vai ser um tijolinho em meio à construção.



Então o logotipo é importante?


É claro que sim! Ele é essencial e por isso é legal que ele conte a história da marca e principalmente que ele seja único.


Exemplo: logotipo - By Fê Pugens

Trouxe esse exemplo de logotipo apenas para ilustrar, pois a seguir vamos falar sobre Identidade Visual e acredito que as imagens podem ajudar a entender a diferença entre eles.




O que é Identidade Visual?


A Identidade Visual são todos os outros elementos visuais que compõem e que seguem a mesma linha criativa de cores, fontes, padrões... É a partir do logotipo que a identidade visual da marca é criada. Todo o material da marca precisa seguir a mesma linha, conter os mesmos elementos seja no site, aplicativo, postagens, espaço físico, embalagens, papelaria, ou seja, todo o universo da marca. A identidade Visual tem como norte o logotipo da marca, mas engloba muitos outros elementos para compor a comunicação visual.


Nós seres humanos somos muito visuais e são esses elementos e as formas de repetição do uso constante da identidade visual que vão fazer com que a marca fixe na mente das pessoas.


Separei algumas imagens da Identidade Visual da Dona Juju, e mesma marca que mostrei o logotipo anteriormente. Você consegue perceber que aqui os itens estão trabalhados com vários elementos além do logotipo? Por exemplo na sacola e no cartão de visitas, foi usada a estampa cheia de granulados para dar um toque especial na composição da identidade visual, os posts são atrativos e podemos perceber que não precisa necessariamente aplicar o logotipo nas imagens para entender que os posts fazem parte da identidade visual da marca.

Exemplo: Identidade Visual - By Fê Pugens



Então resumindo: Não, logotipo não é a mesma coisa que identidade visual.


Um logotipo sozinho não fala com seus clientes e nem transparece o quanto a empresa tem a oferecer. Já a identidade visual são todos os outros elementos que ajudarão a fortalecer a sua marca, darão personalidade à ela, quando bem definida uma identidade visual transmite ao público profissionalismo, gera confiança, conexão e identificação.

Nenhuma marca quer passar despercebida pelo público e a construção de uma identidade visual é o que torna a marca única e diferenciada.


Invista naquilo que pode fazer as pessoas enxergarem a sua marca.

E se você leu até aqui muito obrigada! Espero que tenha gostado, esse conteúdo foi criado com muito carinho!


Ah e se você tiver precisando de uma ajudinha no desenvolvimento da sua identidade visual, entre em contato conosco, temos vários pacotes e opções! Por aqui desenvolvemos marcas que vão além!


Abraços, Fê.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo